terça-feira, 28 de dezembro de 2010

30 – No silêncio uma breve troca de palavras

O silêncio manteve-se um bom bocado. Ninguém parecia querer falar, mas eu estava muito curioso sobre que documentos elas tinham apresentado. E quebrei o silêncio para dizer isso. O meu pai contou que eram cartas entre o Teotónio e avó da Clarissa, uma escritura de doação de uma casa em Lisboa e documentos de inicio de uma conta bancária no nome dessa avó pelo próprio punho do Sr. Teotónio. Agora o Concelho iria de certeza avaliar se a caligrafia dos documentos apresentados era mesmo do Sr. Teotónio.

- Que implicações é que isto pode ter nas nossas vidas? – perguntou a Isabel.

- Neste momento, todas e nenhumas. – respondeu o meu pai. – O Dr. Capuchinho perguntou várias vezes o que é que elas pretendiam ao aparecerem desta forma, mas elas nada disseram. Simplesmente vieram apresentar-se e dizer que o Sr. Teotónio tem uma herdeira.

- Se ela é herdeira, então tudo isto é dela. A cidade toda é dela. – disse o Sr. Gustavo. – Ela se quiser, pode pôr-nos todos fora daqui.

O meu pai não disse nada. Ninguém disse. O silêncio instalou-se outra vez.
Desta situação fui tirando várias ideias, a ser verdade o que elas afirmavam:

1 – A Clarissa é minha prima em terceiro grau.

2 – A Clarissa é dona dos terrenos onde a cidade está instalada e de tudo em volta.

3 – Se ela é dona dos terrenos, também é dona dos edifícios – todos.

4 – Se ela veio se apresentar como herdeira, deve querer ser reconhecida como tal.

5 – É fácil de perceber que veio tomar posse do que é seu.

6 – Porquê que não pôs um processo em tribunal reclamando a filiação e consequente direito à herança? Legalmente já não poderá fazê-lo?

7 – Pelo que o meu pai disse, ela ficou com uma bela herança para além da Silveira. O Sr. Teotónio deixou-lhe uma boa casa em Lisboa e uma conta bancária à altura muito boa, agora então muito melhor se não foi delapidada ao longo dos tempos.

O silêncio instalou-se definitivamente e ao fim de, talvez, um quarto de hora a família do Mike saiu dizendo um até logo sonoro, mas carregado de silêncio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queria deixar aqui a sua opinião.