sexta-feira, 19 de novembro de 2010

19 - Talvez

Por causa da lesão no joelho e do galo na cabeça pouco dormi naquele resto de noite. Lá em casa ninguém acordou devido ao meu salto para o chão. E já se sabe, todos os homens precisam de uma mãezinha para tratar dos seus doidóis. As minhas dores foram tantas que às sete da manhã saí do quarto e fui tratar dos meus ferimentos com gelo e analgésicos. As mães deviam trazer uma funcionalidade de telepatia, assim adivinhavam quando a gente precisa urgentemente delas. Pode-se perguntar porquê que não a chamei? E respondo com todo o gosto: porque um homem não admite a sua necessidade eterna dos cuidados da mãe.

Foi assim que, investido do espírito de guerreiro do cinema que depois de milhentos ferimentos se arrasta até ao próximo combate e vence-o, foi à missa naquele domingo. Ai que dores lancinantes. O Mike nesse dia, mais tarde, disse:

- Beto, a pancada na cabeça foi mesmo forte.

Realmente desde que fizera a Profissão de Fé que não pusera mais os pés na igreja. Nada de extraordinário para um rapaz da minha idade. Só uma minoria é que persevera. Mas naquele dia senti necessidade de ir à igreja. Talvez tenha sido por causa da pancada na cabeça. Talvez tenha sido por me sentir desprotegido. Talvez tenha sentido a fragilidade da vida na pele. Talvez tenha sido por me recordar de uma frase de um padre que disse: “Deus ama-te mesmo sem saberes”. Talvez tenha recordado essa frase por estar convencido que os poemas são dirigidos a mim. Talvez por esse mesmo padre ter dito: “Deus fala contigo de diversas maneiras, na maioria delas sub-repticiamente”. Talvez devido à subconsciente esperança de descobrir na igreja a autora dos poemas. Talvez por não conseguir dormir e nem ter sono e porque o padre da primeira missa ter a fama de ser um excelente soporífico. Talvez por ter visto passar a minha vida toda à frente enquanto punha gelo na cabeça. Talvez por me sentir sozinho. Talvez por me sentir desamparado. Talvez esteja a me repetir.

1 comentário:

  1. Mas que grande confusão que atingiu o nosso herói! Isto de declarações de amor inesperadas...

    E então, conseguiu adormecer durante a missa? Não, pois não? Só descansará quando descobrir a autora dos versos ;)

    ResponderEliminar

Queria deixar aqui a sua opinião.