segunda-feira, 11 de outubro de 2010

8 – Pré-história

Nós os Espinhos Narcisos gostamos mais do Hide Park do que do Young. Podemos ficar sossegados debaixo de uma árvore conversando sem intromissões. Em Silveira existem dois grandes grupos juvenis: os ricos que eu intitulo de grupo “bem”, no fundo são uns betinhos, mas como eu sou o Beto prefiro chamá-los de “bem”; os outros são os aspirantes a “bens”. É como se fosse direita versus esquerda. Os “bem” representam o poder e direita, os outros representam a alternativa e a esquerda. Os Espinhos podiam ser uma terceira via, como na política, mas não queremos. Nós somos nós e vemos a vida à nossa maneira. Não queremos poder.

Por isso preferimos o Hide Park, não queremos as confusões propícias ao Young. Naturalmente tempos houve em que eu e os meus amigos andámos sempre por lá. Ocasionalmente ainda lá vamos, mas é mesmo para consumir ou levar para o parque.

O curioso é que o Young esteve na origem dos Espinhos. Eu e o Mike somos vizinhos, porta com porta, tal e qual como irmãos. No entanto, ele simpatizava com o grupo aspirante a “bem”, talvez por tradição familiar. Ele e a Vanessa eram membros activos. Naturalmente que eu ia também, nem que só fosse para estar integrado num grupo no Young. Ora a Vanessa é prima, pelo lado não Silva, do Luís, que era como eu, neutro. Ou melhor, o Luís é neutro e eu sou indiferente, o que faz com que esteja fora da disputa, quem é neutro está dentro. Antes da criação dos Espinhos, portanto na pré-história, a Joana pertencia ao grupo “bem” e era aos nossos olhos uma petulante, mimada e convencida. Ok, aos meus olhos. Os outros eram contra, por ela estar do outro lado ou porque era muito activa.

2 comentários:

  1. Dois grupos juvenis... Isto começa a aquecer...

    "quem é neutro está dentro", sim, declarar-se neutro implica uma tomada de posição.

    ResponderEliminar
  2. O mais estranho disto tudo foi eu ter programado a publicação para hoje convencido que era terça-feira. Olhei mal o calendário :)

    ResponderEliminar

Queria deixar aqui a sua opinião.