terça-feira, 26 de outubro de 2010

12 - Luís

O Luís é primo direito da Vanessa, é um Peixoto porque o pai é irmão do pai dela. É o terceiro filho de seis do casal Abílio Peixoto e Maria Idalina Cunha. O senhor Abílio e a dona Idalina protagonizaram um fervoroso romance que está bem patente na prole. Ele veio para a zona como soldado da guarda em Alcácer do Sal e como gostava muito de bailaricos e festas correu-as todas da região. A Idalina era filha de um grande proprietário de Palmela. O amor foi imediato e arrebatador. Andaram fugidos pelo país e estrangeiro, cada um dos filhos nasceu numa terra diferente. O Luís nasceu nos Pirinéus. Instalaram-se em Silveira porque o irmão Miguel, que já cá vivia, os chamou. Por sorte a madrinha da Idalina era muito rica e ao morreu deixou-lhe toda a fortuna. E assim a família do Luís, chegando na miséria para ir trabalhar na apanha do arroz e na varredura das ruas, subitamente viu-se investindo em terra fora da Silveira. O pai do Luís é um grande produtor de arroz. A mãe é doméstica e cuida dos filhos.

Por causa desta história familiar o Luís adoptou uma postura neutra. Não quer ou pode se aliar aos aspirantes porque de uma certa forma pertence aos “bem”. Toda gente respeita-o, mais pelo poder da família do que por ele.

Não é lá grande aluno, vai dando para passar, não me parece que queira seguir a Universidade. É o artista do grupo, desenha muito bem e gosta de pintar. Quem o quiser ver é no campo, frente a um arrozal pintando o reflexo do céu no azul e verde do leirão. Para além da arte, tem uma paixão pelo rio Sado, volta e meia lá anda na esperança de encontrar um roaz.

De nós todos o Luís é o mais sossegado em relação aos amores. Ele tem um namoro há quase quatro anos com uma rapariga do Sabugal. Só nós os Espinhos é que sabemos disso. Ele mantém esta imagem de artista alheado para não sofrer pressões. É o maluquinho da família. Quando tiver perto de vinte anos e que os seus quadros e trabalhos gráficos comecem a dar dinheiro, vai para o Sabugal e casa com a namorada. Já fomos todos convidados. Vai ser bonito, vai.

1 comentário:

  1. Ainda não tem vinte anos e já sabe com quem há-de casar? Se ficasse em Silveira, até podia dar certo, mas, saindo de lá...

    ResponderEliminar

Queria deixar aqui a sua opinião.