sexta-feira, 11 de março de 2011

51 – Veneno adocicado

Aquele momento também não iria ser altura para desfiar por histórias antigas. Da porta da frente vinham sons de vozes irritadas. Conseguimos saber o que se passava graças à entrada oportuna da Tia Bernarda. Ainda vi a Natércia a gritar com a dona Maria. Olha quem. Trazia a reboque a cheerleader Bella e uma indignada dona Clotilde da Silva, mãe da Vanessa.

- Quem é esta gente sem modos? – Perguntou a tia Bernarda como se ela tivesse um vestido de seda salpicado com lama.

- A mais fina-flor silveirense. – Disse a Vanessa afastando-se para o vão escuro de uma das janelas.

O Dr. Capuchinho saiu fechando a porta atrás de si. Ficámos em silêncio. A tia parecia querer dialogar, mas ninguém esteve para aí virado. A Joana juntou-se à Vanessa. Pouco depois o Mike, também, passou o braço por cima dos ombros dela. A Joana segurava-lhe nas mãos e falava-lhe baixinho.

A Clarissa ignorava por completo as tentativas da tia para ficar a par do que se passava. O Luís ficou perto dela e eu vagueei pela sala. Estava triste pela Vanessa. Apesar do que dissera há pouco, no fundo ela temia que a mãe e o pai fossem prejudicados. Mesmo sendo como eram, continuavam a ser pais dela. Apesar de tudo gostava deles, como seria de esperar.

O dono da casa regressou com o ar venerável de sempre.

- Já está resolvido aquele pequeno problema.

- Alguém pode explicar-me o que está a passar-se? – Disse a indignada tia Bernarda.

- Com certeza, cara senhora. - O cavalheirismo do Dr. Capuchinho era mais letal que um estilete enferrujado. – A fina-flor, ou parte dela, esteve ali à porta indagando sobre o bem-estar da sua sobrinha.

- E foi preciso tanto chinfrim?

- Sabe, cara senhora, a natureza humana é deveras complexa. Por vezes os anseios e receios são expressões emocionais de feitios pouco recatados. Uma alma apaixonada tende para a exuberância. Cara senhora, o seu experiente coração certamente saberá do que estou a falar.
E assim com mel nos lábios e nos gestos o Dr. destilava pequenas doses de cicuta. A Vanessa ainda abalada pediu licença e foi embora. A Joana levou-a à porta e regressou dando um olhar significativo ao avô. Este convidou-nos para jantar. Eu tive que declinar por causa do trabalho na rádio. Até já estava atrasado. Despedi-me de todos com imensa pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queria deixar aqui a sua opinião.