sexta-feira, 24 de setembro de 2010

3 – O Grande Mistério de Silveira

A nossa relação com esta terra é estranha. Será de ódio? Será de amor? Serão ambos? Mas bem vistas as coisas Silveira é o nosso mundo, por sinal bem pequeno. Quem nasce aqui fica de tal maneira ligado, que tem havido casos de excelentes alunos no secundário preferindo não seguir estudos a sair.

No nosso grupo tem-se falado muito sobre isso. O que levará a tão estranho fenómeno? Para reforçar mais este mistério acrescente-se que a esmagadora maioria dos que saíram voltaram saudosos e rapidamente. Não é estranho? É o Grande Mistério de Silveira. Nome pomposo e com maiúsculas.

O que tem esta pequena terra para agarrar tão intestinamente os seus naturais? Será da água? A água que bebemos vem indirectamente do rio Sado (esta será uma boa história a analisar mais à frente). Será dos ares? Realmente há muito pouca poluição, se isto estivesse cheio de fumo, as pessoas talvez não quisessem cá viver... ou então não, Silveira deixaria de ser a cidade mais americana de Portugal para ser a mais tossidoura e por isso a mais barulhenta. Mais uma razão para sair e não voltar.

Será feitiço? O velho Teotónio seria alguma espécie de bruxo? Aprendera lá para as Américas algum voodoo poderoso, que aprisionaria a alma dos silveirenses aos escassos quilómetros quadrados da sua propriedade?

Já decidi há algum tempo: se conseguir entrar para a universidade, que vou querer ir para a de Braga ou mesmo dos Açores. Mas... mas veja-se a magia misteriosa a actuar, não consigo ver o meu futuro longe daqui. Mas por que raio será?

1 comentário:

  1. Aguardo a análise à água do Sado. Cá p'ra mim, é capaz de ter alguma droga que torna as pessoas dependentes...

    ResponderEliminar

Queria deixar aqui a sua opinião.